logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 19/05/2024 06:18

Município gaúcho registra 23 mil raios em apenas um dia

';
  • Divulgação -

O Rio Grande do Sul registra desde ontem uma quantidade muito grande de raios com a instabilidade que afeta o estado com chuva forte a intensa e temporais isolados de vento e granizo em diversas regiões. O número de descargas em alguns municípios é enorme.

No Vale do Paranhana, raio atingiu uma residência no município de Taquara na segunda-feira, deixando o imóvel parcialmente destruído por um incêndio. O casal e os dois filhos que habitavam a moradia não estavam em casa no momento em que se iniciou o fogo com a descarga atmosférica.

A instabilidade que assola o Rio Grande do Sul é consequência de ar tropical quente, úmido e muito instável interagindo com uma frente semi-estacionária sobre o estado, o que favorece a grande quantidade de descargas em muitas cidades gaúchas.

O Rio Grande do Sul registrou somente durante a segunda-feira 298 mil raios, conforme mostra levantamento da MetSul Meteorologia a partir de dados do sensor GLM (Global Lightning Mapper) a bordo do satélite meteorológico GOES-16, da NOAA e da NASA.

A maior concentração de descargas se deu em cidades situadas entre o Oeste e o Centro do estado, regiões em que atuaram as nuvens mais carregadas e que geraram enorme número de flashes durante o dia.

De acordo com o levantamento da MetSul Meteorologia, os municípios gaúchos que tiveram o maior número de raios durante a segunda-feira foram Alegrete (23.861), São Gabriel (10.473), Cacequi (9.781), Cachoeira do Sul (9.040), Rosário do Sul (8.813), Uruguaiana (8.242), Santa Maria (7.769), São Francisco de Assis (6.328), Santiago (6.164) e Tupanciretã (5.805).

Alegrete liderar o ranking se explica por duas razões. Primeiramente, é o município com maior extensão territorial do Rio Grande do Sul. Tem área de 7.800 quilômetros quadrados. Em comparação, Porto Alegre possui área de 497 quilômetros quadros.

Soma-se o fato de nuvens muito carregadas, com grande quantidade de descargas, terem atuado sobre Alegrete durante a segunda-feira, com imagens de satélite mostrando nuvens de grande desenvolvimento vertical com alta incidência de descargas na área do município no final do dia.

O número de raios seguirá alto no Rio Grande do Sul hoje, amanhã e em parte da quinta-feira. Os dados analisados pela MetSul que uma região em particular pode ter elevado número de descargas entre hoje e amanhã, no caso o Noroeste do estado, incluindo as Missões. Cidades do Centro para o Leste do estado também seguirão com alto número de descargas em alguns momentos.

(Com METSUL)


Movimentação de cargas ferroviárias em SC registra crescimento no primeiro trimestre de 2024 Anterior

Movimentação de cargas ferroviárias em SC registra crescimento no primeiro trimestre de 2024

Operação Mensageiro: Deputado estadual é um dos alvos de nova fase Próximo

Operação Mensageiro: Deputado estadual é um dos alvos de nova fase

Deixe seu comentário